A dieta Sirtfood tornou-se conhecida porque foi a escolhida pela cantora Adele para emagrecer.
Os autores desta dieta, dois nutricionistas britânicos (Aidan Goggins e Glen Matten), alegam que a base desta dieta, os alimentos ricos em polifenóis, permitem uma perda de peso sem sacrificar a massa muscular, enquanto mantém o humor e o bom estado de saúde em geral. É com essa proposta que a dieta promete promover emagrecimento.
O que é a Dieta Sirtfood?
A Sirtfood é uma dieta de fases e tem por base o estudo das sirtuinas (SIRTs), um grupo de 7 proteínas corporais que regulam uma variedade de funções incluindo o metabolismo, a inflamação e longevidade.
Alguns alimentos, maioritariamente de origem vegetal, têm a capacidade de aumentar os níveis destas proteínas no organismo ganhando, por isso, a denominação de “sirtfoods” ou alimentos SIRT. Os alimentos mais comuns na dieta SIRT são:
- Chá verde;
- Chocolate preto (pelo menos 85%);
- Maçãs;
- Frutas cítricas;
- Salsa;
- Curcuma;
- Couve;
- Frutos vermelhos;
- Alcaparras;
- Vinho tinto.
A dieta combina os alimentos SIRT com a restrição calórica, ambos fatores que podem estar envolvidos na produção de mais proteínas SIRT.
Como funciona a Dieta Sirt?
Esta dieta está dividida em duas fases. A primeira fase dura uma semana e requer uma restrição calórica de mil calorias durante três dias.
Em cada dia é necessário que consuma três alimentos sirtfood e uma refeição igualmente rica em alimentos sirtfood.
Entre o dia quatro e sete, a ingestão calórica aumenta até às 1500 calorias.
Já a segunda fase é de manutenção, e dura 14 dias. Nesse período deverá continuar progressivamente a perder peso. Não existe qualquer restrição calórica nesta etapa, mas deve comer três refeições repletas de alimentos sirtfoods e ingerir um sumo verde por dia.
Pode repetir estas fases as vezes que desejar de modo a conseguir perder mais peso.
Esta dieta é eficaz?
Os seus criadores prometem que esta dieta pode potenciar a perda de peso acima do que é normal, ativando o gene “magro” enquanto mantém a massa muscular e previne o aparecimento de doenças crónicas.
A verdade é que não existem provas quanto a estas alegações. Até ao momento, nada aponta para que esta dieta em específico seja mais vantajosa para a perda de peso como qualquer outra dieta que envolva a restrição energética.
No fundo, esta é mais uma dieta de restrição calórica. A dieta Sirtfood é rica em alimentos benéficos, mas não em padrões de alimentação saudáveis. E mesmo que os alimentos incluídos nesta dieta tenham efeitos comprovados na saúde humana, não existem ainda ensaios clínicos a longo prazo para determinar se consumir alimentos ricos em SIRT produz resultados reais na saúde humana.
Em alternativa, o melhor é investir numa reeducação alimentar com a ajuda de nutricionistas especializados, que se distingue por ser personalizado.
Cada pessoa tem as suas necessidades, os seus gostos, o seu tempo, os seus recursos económicos e o seu objectivo. Quanto mais adequado um plano alimentar for ao estilo de vida de cada um, mais fácil será de cumprir e tornar-se um hábito.
Ao contrário do que acontece ao seguir uma dieta temporária, quando faz uma reeducação alimentar os resultados obtidos mantém-se a longo prazo.
Se quer Emagrecer com Saúde, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento. Acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada e já mudámos a vida de mais de 6.000 pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Emagreça de forma Definitiva sem Sair de Casa.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal