Conhece a salicornia?
O sabor salgado que os caules desta planta apresentam, permite o uso da salicórnia na cozinha em detrimento do sal com o benefício de se reduzir a quantidade de sódio nas preparações culinárias. A salicórnia, é também por isso chamada de sal verde e tem a sua origem nas salinas costeiras.
Em Portugal, pode ser encontrada nas regiões da Ria de Aveiro, Ria Formosa e outras regiões do Algarve, onde nasce na primeira fila mais próxima da água e o sabor salgado nos seus caules é ocasionado pela absorção direta do sal do mar. Os seus caules são carnudos com cerca de 40cm e com folhas muito reduzidas em forma de espigão, parecendo um espargo verde mais fininho.
Além da sua vantagem ao nível da redução do teor de sódio na culinária e também como potencial substituto de aditivos isentos de sódio, a salicórnia parece apresentar benefícios adicionais devido ao seu teor em compostos bioativos, fibra e minerais .
Pode ser consumida fresca, desidratada ou em picles e fica excelente em qualquer salada de folhas verdes em vez do sal, assim como tempero de carne, peixe ou marisco. Tenha sempre atenção quando utiliza a salicórnia, evitar ou reduzir bastante a quantidade de sal que adiciona ao prato.
Se antes era preciso ir a um restaurante ‘gourmet’ para saborear a planta, agora já é possível encontrar salicórnia nas prateleiras de alguns supermercados do país. Experimente e vai ficar agradavelmente surpreendido com a sua textura crocante e sabor levemente salgada!
Se quer Emagrecer com Saúde, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento, onde acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada. Já mudámos a vida de mais de 6.000 pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. O peso que quer, com a comida que gosta.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal