Em termos nutricionais a romã é um fruto muito interessante. A sua riqueza em compostos fenólicos como: antocianinas, ácidos fenólicos, taninos e outras substâncias proporciona-lhe um potencial antioxidante quase três vezes superior ao do vinho tinto e chá verde, o que pode ajudar a reduzir a tensão arterial e ser utilizada na prevenção de alguns problemas cardiovasculares.
Sugestões para usar a Romã nesta época
- Experimente servir no Natal um cocktail de sumo de romã. Misture aos bagos de romã água com gás, sumo de limão e uma folha de hortelã (se necessário pode adicionar adoçante). Fica uma bebida saudável e muito bonita para a época!
- Coloque a romã numa salada de folhas verdes (alface verde e roxa e agrião), laranja e tempere só com um fio de azeite e vinagre balsâmico. Além de muito nutritiva fica linda para acompanhar os seus pratos de Natal.
- Pode também optar por confeccionar um prato principal com couscous, sumo de limão, folhas de menta, queijo feta e bagos de romã.
- Se não gostar muito do sabor, pode sempre utilizar as romãs aberta e fechadas para enfeitar a mesa de Natal, porque é de facto um fruto muito bonito e torna qualquer prato ou travessa com “ar de Natal”.
Sabe a forma mais fácil de descascar a romã?
- Rode a romã na horizontal entre a palma da mão e a bancada para ajudar a soltar os bagos.
- Corte a romã ao meio (na horizontal).
- Com a ajuda de uma colher bata com pancadas secas na parte de trás das metades cortadas da romã. As bagas caiem facilmente no recipiente.
Importância histórica da Romã
Originária do Oriente Médio e da Ásia Menor, é o fruto da romãzeira, que tem a forma de pequena árvore ou arbusto, atingindo entre dois a cinco metros de altura, com um tronco acinzentado e ramos avermelhados quando novos.
As folhas são verdes, brilhantes e as flores são em geral vermelho-alaranjadas, podendo ser simples ou dobradas dependendo das variedades.
Foi difundida pelos povos fenícios nos países mediterrânicos e são muitas as alusões a este fruto enquanto símbolo de longevidade, amor e poder terapêutico.
A romã possui uma importância histórica grande, uma vez que fez parte do contexto cultural de muitos povos. Para os gregos, a fruta era um símbolo da fecundidade, tendo inclusive, sido consagrada à deusa do amor e da beleza, Afrodite e atualmente, ainda existe a tradição grega de cortar uma romã durante o casamento como símbolo de fertilidade.
Para os judeus, a fruta simbolizava a esperança de que o ano novo que se iniciava seria melhor que o anterior. Em Roma, era um símbolo da ordem e riqueza.
Para Emagrecer com Saúde e acompanhamento diário, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento. Acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada e já mudámos a vida de mais de 6.000 pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Especialistas em Reeducação Alimentar.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal