Reeducação alimentar vs Dieta. Quais a diferenças?
Existem inúmeras diferenças entre reeducação alimentar e dieta, embora ambos estejam profundamente associados à perda de peso. No entanto, as semelhanças entre estes os dois conceitos acabam aí.
A dieta está associada a um período temporal definido, no qual altera a sua alimentação. Tem sempre a demonização de alimentos e/ou a obrigação de comer determinados alimentos.
Dieta paleolítica (que privilegia o consumo de proteína animal), Dieta vegetariana (sem proteína animal), Detox, Sem Gluten, Proteica, Batidos ou Shakes, Jejum intermitente… Enfim, um sem número de opções que se ouve hoje em dia.
Quando acaba a dieta, volta aos antigos hábitos alimentares. Resultado: o famoso efeito iô-iô, que para além de ser prejudicial para a saúde, baixa o metabolismo.
Se a perda de peso for muito rápida, perde também muita massa muscular. Habitualmente volta a ganhar o peso que perdeu e, às vezes, o que perde em massa muscular, recupera em gordura.
O que é a Reeducação Alimentar?
Já a reeducação alimentar está associada à aquisição de novos hábitos alimentares e mudança comportamental. Ou seja, à aprendizagem de uma nova forma de se alimentar.
A reeducação alimentar é um processo personalizado em que o profissional adequa o plano alimentar aos seus gostos alimentares, estilo de vida profissional e familiar e aos seus hábitos. Quanto mais adequado um plano alimentar for ao seu estilo de vida, mais fácil será de fazer e tornar-se um hábito.
Desta maneira, com a reeducação alimentar vai comer de tudo da roda dos alimentos e com prazer. Outro aspeto importante é que não precisa cozinhar duas refeições porque toda a família pode, e deve, comer o mesmo.
No fundo, a reeducação alimentar é um processo de aprendizagem, que visa dotar cada um de maiores e melhores conhecimentos, relacionados com os mais diversos aspetos da alimentação. O objetivo é um estilo de vida mais saudável.
O que vai aprender?
O enfoque da reeducação alimentar está na mudança comportamental, e não em restrições alimentares temporárias. Vai aprender:
- As porções alimentares corretas para si;
- A fazer as escolhas mais saudáveis sempre que comprar um alimentos;
- A ler os rótulos do alimentos;
- As diferenças existentes entre os diferentes tipos de confeção, bem como a sua importância no resultado final de uma refeição;
- O que deve escolher quando come fora de casa;
- Que alimentação deve fazer em férias.
Vantagens da Reeducação Alimentar
A reeducação alimentar só tem vantagens. É uma opção de vida saudável para ser feita em família e em que os resultados obtidos mantêm-se a longo prazo.
- Mantém o prazer de comer comida saborosa e verdadeira;
- Mantém as refeições em família;
- Tem uma alimentação saudável e equilibrada adequada a si;
- Vai emagrecer naturalmente e sem esforço
Para ajudar nesta aprendizagem deve consultar um nutricionista credenciado. Procure alguém que lhe mantém o prazer da comida e preferencialmente que o acompanha, esclarecendo e motivando ao longo do processo.
Se quer Emagrecer com Saúde, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento, onde acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada. Já mudámos a vida de milhares de pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Especialistas em Saúde e Beleza.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal