A alimentação no Reino Unido sempre foi considerada pouco saudável e pouco saborosa. Mas será assim?
No Reino Unido existe uma enorme variedade de diferentes povos, que foram trazendo diferentes culturas, incluindo alimentares, dos seus países de origem. Aqui pode encontrar qualquer tipo de comida com diversos níveis de qualidade.
O maior problema que existia no país e que foi notícias há poucos anos, era a pequena percentagem de pessoas que cozinhava em casa. A grande maioria comprava refeições prontas seja pela praticidade ou por não saber mesmo como cozinhar. Lembro-me de uma entrevista a uma criança de 7 ou 8 anos que comia batatas com um molho de queijo de uma embalagem de plástico, que dizia que nunca tinha comido uma refeição caseira.
Isto para nós portugueses é impensável, mas acredito que a mudança de país possa trazer alguns hábitos menos bons.
No entanto um inquérito recente feito pela British Nutrition Foundation demonstrou que começa a existir uma preocupação crescente entre os britânicos para terem uma vida mais saudável.
Assim, este inquérito demonstrou que 62% dos britânicos fizeram alterações na sua dieta e modo de vida no último ano da pandemia de forma a melhorarem a sua saúde. Aumentaram o consumo de vegetais e fruta, começaram a preparar algumas refeições em casa e a beber mais água em vez de refrigerantes, sumos ou bebidas alcoólicas.
No fundo as recomendações para ter uma alimentação mais equilibrada e com muito impacto numa saúde melhor é universal pelo que se conhece de nutrição hoje em dia.
Assim, siga estas recomendações e saberá alimentar-se bem em qualquer país do mundo:
- Inclua sempre legumes em todas as refeições. Podem ser cozinhados ou crus, mas devem estar sempre presentes em 50% do prato.
- Consuma pratos de peixe pelo menos 3 vezes por semana.
- Opte sempre por azeite para a confeção dos alimentos.
- Cozinhe em casa sempre que possível.
- Prefira cortes de carne magras, como o frango e peru sem pele; coelho; caça; lombo e costeletas do lombo de porco; lombo, alcatra, pá e rosbife de vaca.
- Substitua algumas refeições de carne por leguminosas, como o feijão, grão, lentilhas, favas, ervilhas. Se conjugar cereais como arroz, cevada, quinoa ou pão por exemplo, consegue obter uma proteína completa com todos os aminoácidos essenciais.
- Coma fruta em vez de doces. Guarde os doces para dias de festa.
- Opte sempre pela água em vez refrigerantes, sumos industriais ou bebidas alcoólicas que também devem ser guardados para dias de festa.
- Evite sempre que possível refeições prontas e embaladas.
- Evite produtos de charcutaria. Normalmente são ricos em sal e gordura.
Caso more fora de Portugal e queira fazer uma Reeducação Alimentar, conte connosco. O Programa be-Slim é 100% personalizado, pelo que é possível fazer uma alimentação equilibrada onde quer que se encontre.
Para Emagrecer com Saúde e acompanhamento diário, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento. Acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada e já mudámos a vida de mais de 6.000 pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Especialistas em Reeducação Alimentar.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal