Sente as pernas inchadas e pesadas ao fim do dia? Os sapatos que serviam de manhã parecem um número mais pequeno ao fim do dia? As calças mais apertadas? Se este cenário lhe é familiar é possível que esteja a sofrer de retenção de líquidos.
Quem sofre com inchaço e retenção de líquidos sabe bem que é no verão que os sintomas mais se agravam. A explicação é simples. No calor os vasos sanguíneos dilatam-se para ajudar o corpo a arrefecer. Com isso, os líquidos que ficam nos vasos saem e alojam-se no espaço entre as células, causando o inchaço, geralmente em partes mais extremas como pernas, pés e tornozelos.
As causas mais frequentes para a retenção de líquidos passam pelo estilo de vida sedentário, pela alimentação com excesso de sal e também pela toma de medicação anti-inflamatória. É mais frequente nas mulheres devido à oscilação hormonal, que afeta a circulação venosa e linfática, causando a retenção.
Como evitar as pernas inchadas?
Quando o inchaço das pernas é causado por insuficiência venosa, sugerimos os seguintes cuidados:
- Evite o excesso de peso.
- Evite usar faixas, ligas, cintos, cintas e calças muito apertadas.
- Evite expor as pernas a fontes de calor.
- Use meias de compressão.
- Aplique duches de água fria sobre as pernas.
- Use sapatos cómodos e roupa folgada.
- Caminhe, nade ou pedale.
- Ao sentar, mantenha as pernas elevadas e evite cruzá-las.
- Faça períodos de descanso com as pernas levantadas acima do coração. De preferência durante 30 minutos, duas a três vezes ao dia.
- Durma com as pernas elevadas uns 10-20 cm. Coloque um tijolo/madeira por baixo dos pés da cama, na zona oposta à cabeceira.
- Se estiver muito tempo de pé, faça exercícios com as pernas. Pode colocar-se em «ponta dos pés» várias vezes seguidas.
Em casos mais complexos, pessoas com insuficiência venosa ou linfática dos membros inferiores, o problema pode evoluir para varizes. E, se a situação for arrastada, podem desenvolver alterações da pele das pernas que fica acastanhada, podendo mesmo surgir úlceras venosas (também chamadas úlceras varicosas).
Beber um drenante ajuda a combater as pernas inchadas?
Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, a solução também passa por beber mais água – preferencialmente com um drenante – para incentivar o funcionamento dos rins e, por consequência, a limpeza das impurezas do organismo.
As recomendações gerais são a alimentação rica em frutas e legumes e actividade física, solução que favorece a circulação sanguínea e a eliminação de líquidos.
Conselhos de Nutrição para combater as pernas inchadas
Através da nutrição também é possível controlar a retenção de líquidos. Deixamos alguns conselhos nesta área.
- Faça uma ingestão adequada de água e líquidos sem açúcar, bem como de alimentos ricos em água (como os vegetais e a fruta), uma vez que ajuda a eliminar as toxinas e os líquidos em excesso no organismo.
- Modere o consumo de sal e alimentos ricos em sódio (como charcutaria, queijos, conservas, refeições pré-confecionadas, salgados, caldos industriais.
- Substitua o sal por ervas aromáticas. Para além de darem sabor, algumas têm propriedades diuréticas, como a salsa, o funcho e o estragão.
- Faça uma ingestão adequada de fontes alimentares de potássio, uma vez que têm uma capacidade diurética – como por exemplo, ervilhas, feijão, grão, brócolos, batata, batata-doce, abóbora, tomate, frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs…), kiwi, banana, papaia, melão, ameixas, abacaxi, citrinos, entre outros.
- Evite álcool, açúcar e bebidas estimulantes. No momento podem até parecer diuréticos porque notamos mais idas à casa de banho, mas provocam desidratação, o que força o corpo a reter água e resulta em inchaços.
Se quer Emagrecer com Prazer, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento, onde acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada. Já mudámos a vida de milhares de pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Especialistas em Saúde e Beleza.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal