O Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos analisou 47 alimentos naturais de forma a confirmar se as frutas e vegetais estão sobrevalorizadas ou são de facto superalimentos. Com base na existência de 17 nutrientes importantes para a saúde (vitaminas e sais minerais) os investigadores pontuaram os alimentos analisados de zero a cem, sendo que a classificação de superalimento é dada aos vegetais e à fruta mais próximos da pontuação máxima. Sabe quem foi o grande vencedor? O agrião – Este foi o único alimento analisado a ultrapassar a pontuação máxima de 100, mais concretamente 122,68.
É um alimento com um grande valor nutritivo, rico em antioxidantes e uma boa fonte de betacaroteno, vitamina C, e diversos minerais como ferro, magnésio e potássio e uma excelente fonte natural de cálcio.
Segundo um estudo publicado no British Journal of Clinical Pharmacology, o agrião tem diversos benefícios vasculares, um dos quais o facto de ajudar a baixar a pressão arterial ajudando a mante-la saudável principalmente em pessoas que costumam ter uma dieta pobre em cálcio, magnésio e potássio. Deve ser ingerido de forma natural e não em suplementos alimentares.
O mais comum é encontrá-lo como verdura em saladas ou em sopas. Consumi-lo diariamente é recomendado de forma a aproveitar a quantidade de benefícios que fornece e existem diversas formas de o preparar para diversificar a sua alimentação. Além da sopa e saladas, pode fazer omeletes, arroz, sumos, molhos. Assim será mais fácil de inclui-lo assiduamente na sua rotina alimentar.
O agrião também é um forte aliado na perda ou manutenção do peso, pois tem baixíssimas calorias mas muitas fibras solúveis e insolúveis, que garantem saciedade e energia.
Consuma em abundância o melhor superalimento de todos!
Saiba mais sobre o Programa be-Slim em: www.be-slim.pt