Saber ler o rótulo dos alimentos é fundamental para poder fazer as melhores opções quando vai ao supermercado.
O rótulo é o bilhete de identidade de um alimento e fornece as informações necessárias para que possa fazer escolhas mais conscientes e saudáveis.
As regras existentes em Portugal tornam a informação das embalagens clara, legível e esclarecedora. O rótulo deve conter:
- informação nutricional,
- lista de ingredientes e substâncias alergénicas presentes,
- indicação do país de origem ou local de proveniência.
Como ler o rótulo dos alimentos
A informação disponível no rótulo apresenta dados sobre o valor calórico e quantidades dos nutrientes mais relevantes, nomeadamente gordura (dos quais ácidos gordos saturados), hidratos de carbono (açúcares incluídos), proteínas, assim como de fibra e sal.
Os valores da declaração nutricional encontram-se descritos por porção do produto, ou por 100g ou 100ml.
A gordura total, a gordura saturada, os açúcares e o sal são os nutrientes cujo consumo deve limitar, devido à sua associação com algumas doenças crónicas mais prevalentes,
Como interpretar a lista de ingredientes
A lista de ingredientes é apresentada por ordem de quantidade presente – do maior para o mais pequeno.
A Direção-Geral da Saúde elaborou o “Descodificador de Rótulos”, ou Semáforo Nutricional, para alimentos e bebidas. Este cartão ajuda a interpretar os valores presentes no rótulo.
Compare a informação constante no rótulo do alimento ou bebida por 100g ou 100ml, respetivamente, com a informação disponibilizada neste cartão (gordura, gordura saturada, açúcares e sal):
- Opte por alimentos e bebidas com nutrientes maioritariamente na categoria verde.
- Modere a ingestão de produtos na categoria amarela
- Evite aqueles com um ou mais nutrientes na categoria vermelha.
Cuidados a ter:
- Modere o consumo de alimentos em que os primeiros ingredientes são gorduras (óleos, margarinas, manteigas), sal (cloreto de sódio), açúcar (sacarose), ou ainda outras formas de “açúcares” (ex: maltose, lactose, glucose, frutose, dextrose, xarope de açúcar, xarope de milho).
- Tenha especial atenção à quantidade de sal. Uma das alterações mais revelantes da nova legislação em relação aos rótulos foi a utilização da palavra “sal” em vez de “sódio”, o que torna mais transparente a referência ao sal. Assim, podem prevenir-se doenças como a hipertensão arterial que é um dos fatores de risco mais importantes de AVC.
- Produtos que não parecem, como as bolachas e refeições pré cozinhadas podem ter uma quantidade considerável de sal. De acordo com a OMS, não se deve exceder o consumo diário de 5 gramas de sal.
Se quer Emagrecer com Saúde, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento, onde acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada. Já mudámos a vida de milhares de pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Especialistas em Saúde e Beleza.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal