Ultimamente houve um aumento enorme na popularidade da fritadeira de ar quente (airfryer), devido ao interesse da população em geral em fazer uma alimentação mais saudável mas sem abdicar dos alimentos muito apreciados que são os fritos.
A principal finalidade destas fritadeiras, é poder fazer grandes frituras sem a adição de óleo, o que torna os alimentos mais saudáveis e menos calóricos. Será mesmo assim?
A verdade é que a fritadeira de ar quente, não frita propriamente os alimentos. Funciona de forma semelhante a fornos elétricos, em que uma resistência é aquecida a alta temperatura e envia calor para o alimento (até um máximo de 200º). A diferença é que estas fritadeiras elétricas possuem uma ventoinha que faz com que o ar gire a alta velocidade uniformemente sobre o alimento.
Benefícios:
- A máquina em si ocupa pouco espaço.
- Cozinha de forma rápida o que poupa energia em comparação com o forno.
- É segura.
- Faz refeições com menor teor de gordura.
Contras:
- São máquinas pequenas para fazer refeições para uma família.
- Têm um valor elevado.
- O sabor dos alimentos não fica igual aos fritos em óleo.
No geral é uma compra positiva para cozinhar alguns alimentos. Poupa tempo, energia e consegue diminuir a quantidade de gordura utilizada.
Para Emagrecer com Saúde e acompanhamento diário, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento. Acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada e já mudámos a vida de mais de 6.000 pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Especialistas em Reeducação Alimentar.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal