As favas são umas das mais antigas plantas cultivadas. As antigas civilizações do Egipto, da Grécia, de Roma e algumas do Médio Oriente já as apreciavam bastante.
Tal como as ervilhas, as favas, apesar de verdes, não são um legume, mas sim um hidrato de carbono, ou seja, são leguminosas tal como o feijão, grão, lentilhas, favas e tremoços. Só as vagens são consideradas legumes devido aos seus valores nutricionais.
As favas são alimentos equilibrados nutricionalmente e saciantes, pelo que podem e devem ser utilizadas em processo de emagrecimento.
Esta leguminosa é das mais ricas em fibra apresenta 5,8g deste nutriente por 100g de fava, sendo apenas ultrapassada pelo feijão branco , o que faz com que o seu consumo tenha efeitos positivos na saciedade e no funcionamento do trânsito intestinal.
Além do elevado teor em proteína de origem vegetal, a fava é rica em amido, um tipo de hidrato de carbono complexo, que proporciona ao organismo níveis de energia estáveis por um período de tempo considerável. É também rica em ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio, zinco e fósforo.
Que quantidade de favas devo incluir na minha alimentação?
As recomendações indicam que se devem incluir leguminosas na alimentação, pelo menos, 3 vezes por semana, na quantidade diária de duas porções. Uma porção corresponde a 3 colheres de sopa em cru ou confecionadas (80g).
Experimente fazer favas estufadas com alho francês, abóbora, tomate e com ovos escalfados. No fim adicione hortelã ou coentros. Vai adorar e confirmar que não é necessário incluir qualquer tipo de carne ou enchidos.
Sabe de onde surgiram as expressões “vai à fava” ou “são favas contadas?
A expressão são favas contadas significa que algo está ganho ou que é fácil de adquirir ou de fazer.
Esta expressão tem origem nas eleições dos abades nos mosteiros medievais. Os monges quando reunidos em capítulo procediam à escolha do abade através de um sistema de votação que utilizava a fava como boletim de voto. Quem estava a favor introduzia uma fava branca na urna e que estivesse contra introduzia uma fava escura. No final contavam-se as favas e assim “eram favas contadas”.
A respeito de vai à fava a expressão completa é “vai à fava enquanto a ervilha enche” porque as duas são semeadas na mesma altura, mas a fava fica pronta primeiro, a ervilha demora mais tempo, então a colheita faz-se enquanto se espera pela ervilha.
As ervilhas eram consideradas um vegetal mais saboroso do que as favas e pedir a alguém para ir apanhar favas em vez de esperar pelas ervilhas, significa que queremos que essa pessoa se vá embora, que nos deixe de importunar ou chatear.
Se quer Emagrecer com Saúde, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento, onde acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada. Já mudámos a vida de milhares de pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Especialistas em Saúde e Beleza.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal