Nos últimos tempos o glúten tem-se transformado num dos principais «vilões» de quem deseja emagrecer. Daí que este tipo de dieta seja cada vez menos uma conduta exclusiva dos celíacos , ou seja, de quem é verdadeiramente alérgico a este ingrediente, sendo considerada como uma opção rumo ao emagrecimento.
O que é o glúten?
É uma mistura viscosa de proteínas (gliadina e glutenina) existente no endosperma da semente de muitos cereais, tais como o trigo, a cevada e o centeio. É graças às suas propriedades “elásticas” que quando em contacto com a água, os alimentos que o contém ficam mais leves e fofos.
Como é feita a Dieta sem Glúten?
Neste regime alimentar, os produtos com essa proteína – têm de ser substituídos por outros ingredientes, como a batata-doce, o milho e seus derivados (como o amido de milho ou a farinha de milho) e o arroz e seus derivados (a farinha de arroz é um exemplo). Neste momento com o aumento exponencial de produtos sem glúten devido à “moda” deste tipo de dieta, apareceram no mercado inúmeras alternativas.
A Dieta sem Glúten é eficaz?
Os seguidores da dieta sem glúten acreditam que esta proteína provoca um aumento da gordura abdominal, uma redução da produção das hormonas da saciedade e uma incómoda sensação de inchaço.
A verdade é que o glúten, por si só, não é o responsável pelo aumento do peso. O número de quilos apenas aumenta com o consumo excessivo de alimentos que contam não só com esta proteína, mas também com calorias provenientes de uma dieta desequilibrada.
Embora uma dieta sem glúten seja importante para pessoas com sensibilidade ao glúten e doença celíaca, não existem evidências científicas que sustentem que dietas sem este composto de proteínas sejam benéficas para a perda de peso.
Isto deve-se ao facto de que muitos dos alimentos processados “sem glúten” terem défice de nutrientes essenciais (ligadas a deficiências de vitaminas do complexo B, ferro e ácido fólico), alto teor de gorduras e valor energético elevado, como bolos, doces e salgados.
Ou seja, os seguidores de uma dieta sem glúten emagrecem não por não ingerirem mais esse componente, mas, na verdade, por consumirem menos calorias associadas aos produtos com glúten.
Desvantagens
A dieta sem glúten não promove uma alimentação saudável e equilibrada, uma vez que alguns desses produtos são importantes fontes de hidratos de carbono.
Como até agora não existe qualquer prova científica que evidencie que a exclusão da proteína esteja relacionada com a perda de peso, os nutricionistas defendem que não há motivo para adoptar uma dieta sem glúten para emagrecer.
A acrescentar que uma boa parte dos celíacos tem dificuldade em abandonar inteiramente o glúten. Portanto, a probabilidade de excluir a proteína com sucesso é muito baixa. Por esse motivo, bastantes pessoas seguem uma dieta sem glúten durante algumas semanas e acabam por desistir, o que aumenta a sensação de frustração.
Resumindo, para perder peso é necessário haver um balanço energético negativo, seja com que dieta for. A dieta sem glúten é nutricionalmente inadequada e muito difícil de seguir correctamente.
A Reeducação alimentar é sempre a melhor alternativa
Em alternativa, o melhor é investir numa reeducação alimentar com a ajuda de nutricionistas especializados, que se distingue por ser personalizado.
Cada pessoa tem as suas necessidades, os seus gostos, o seu tempo, os seus recursos económicos e o seu objectivo. Quanto mais adequado um plano alimentar for ao seu estilo de vida, mais fácil será de cumprir e tornar-se um hábito.
Se quer Emagrecer com Saúde, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento. Acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada e já mudámos a vida de mais de 6.000 pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Especialistas em Saúde e Beleza.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal