O que é a Dieta low carb?
Literalmente dieta “low carb” quer dizer dieta com baixo consumo de hidratos de carbono e refere-se normalmente a dietas hiperproteicas.
Embora pareça recente, a “moda” de retirar os hidratos de carbono da alimentação já tem bastantes anos e o nome mais sonante que iniciou este tipo de dieta nos anos 70 foi o médico norte americano Robert Atkins, dando nome à famosa dieta Atkins. Ao logo do tempo surgem todos os anos com diferentes nomes e mais ou menos restritivas no que aos hidratos de carbono diz respeito: Dukan, keto ou cetogénica, Paleolitica.
Pode também ser apresentada com substitutos de refeição em vários formatos, desde preparados proteicos, barras, refeições prontas ou ainda batidos. Em Portugal as mais conhecidas são a Dieta 3 Passos, a Lev e a YesDiet. Neste caso em vez de comida o cliente deve consumir os produtos vendidos pela marca, sempre com a premissa de um forte aporte proteico e redução nos hidratos de carbono.
O principal objetivo de todas é obrigar o corpo a utilizar a gordura como principal fonte de energia na forma de corpos cetónicos que irão substituir a glicose obtida através dos hidratos de carbono..
Este tipo de dietas caracteriza-se por uma rápida perda de peso inicial.
Em que consiste a dieta low carb ou dieta proteica?
Estas dietas têm habitualmente 4 fases:
- Durante um período inicial, de duas semanas, devem ser consumidas carnes, queijos e alimentos ricos em gordura mesmo saturada. Nesta fase apenas é permitida a ingestão de vegetais com um baixo teor de hidratos de carbono (brócolos e alface, por exemplo).
- O principal objetivo na 2ª fase é perceber qual a quantidade de hidratos de carbono que é possível comer e, ao mesmo tempo, continuar a perder peso.
- A 3ª fase tem normalmente com uma duração compreendida entre dois e três meses e tem como objetivo descobrir a quantidade de hidratos de carbono que podem ser ingeridos sem haver ganhos de peso.
- A última fase da dieta das proteínas é a manutenção dos hábitos alimentares adquiridos, com a ingestão de cerca de cem gramas de hidratos de carbono por dia.
Desvantagens das dietas proteicas:
Como qualquer dieta restritiva, também a dieta low carb ou proteica é desaconselhável por longos períodos de tempo. Seguir a dieta da proteína pode resultar em consequências nocivas para a saúde e bem-estar.
- Com a dieta da proteína não está a comer de forma saudável e equilibrada;
- A restrição de hidratos de carbono vai interferir com a sua rotina diária, o que pode provocar consequências ao nível do humor, ansiedade e depressão;
- Aumento dos níveis de “colesterol mau” por ingestão abusiva de gorduras saturadas;
- A falta de fibras pode provocar obstipação;
- O consumo excessivo de proteínas obriga a um esforço adicional dos rins, o que pode provocar uma insuficiência renal;
- Pode causar má-nutrição, que conduz a fadiga. Pode ainda sofrer de cabelo seco e unhas quebradiças;
- É provável que recupere o peso depois da dieta (efeito ioiô);
O Dr João Julião, no seu blog Scimed, escreveu um artigo muito interessante sobre todos os malefícios ligados a estas dietas que vale a pena ler.
Se o seu objetivo é perder peso e nunca mais ter que fazer dietas, o melhor é investir numa reeducação alimentar com a ajuda de nutricionistas especializados, que se distingue por ser personalizado.
Cada pessoa tem as suas necessidades, os seus gostos, o seu tempo, os seus recursos económicos e o seu objectivo. Quanto mais adequado um plano alimentar for ao estilo de vida de cada um, mais fácil será de cumprir e tornar-se um hábito.
A reeducação alimentar é um processo de aprendizagem. Ao aprender mais acerca da alimentação irá, por exemplo, passar a fazer escolhas mais saudáveis sempre que comprar alimentos. Também vai aprender as diferenças existentes entre os diferentes tipos de confeção, bem como a sua importância no resultado final de uma refeição.
Ao contrário do que acontece ao seguir uma dieta temporária, quando faz uma reeducação alimentar os resultados obtidos mantém-se a longo prazo.
Basta haver pequenas mudanças na alimentação para se notarem grandes diferenças em termos de perda de peso e melhoria da saúde no geral.
Se quer Emagrecer com Saúde, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento. Acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada e já mudámos a vida de mais de 6.000 pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Emagreça de forma Definitiva sem Sair de Casa.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal