Uma das principais promessas de ano novo é deixar de fumar. É o seu caso este ano? Tem medo de aumentar de peso durante o processo? Saiba como evitar!
Deixar de fumar é uma das decisões mais benéficas para a saúde e uma das mais difíceis de tomar. Uma das preocupações que surgem quando se toma essa decisão, é o aumento de peso. Por vezes é até uma razão para adiar essa decisão eu voltar a fumar.
Motivos que podem levar a um aumento de peso
Estatisticamente deixar de fumar pode provocar um aumento de peso entre 6 a 10kg. Existem 3 principais razões :
- Redução da atividade metabólica – Quando se deixa de fumar o metabolismo diminui o que significa que, mesmo que coma o mesmo que anteriormente, pode começar a engordar lentamente. E se comer mais, esse aumento poderá ser muito rápido. A nicotina acelera o metabolismo devido ao aumento da temperatura corporal em cerca de 5% em comparação com um não fumador, o que ajuda a gastar cerca de 150 a 200kcal extras.
- Ansiedade – Deixar de fumar provoca um estado permanente de ansiedade devido à falta de nicotina. Para compensar, normalmente recorre-se à ingestão de alimentos com mais gordura e açúcar para sentir-se mais calmo e reconfortado. Esse petiscar constante acrescenta muitas calorias extra ao organismo.
- O paladar melhora e os alimentos tornam-se mais apetecíveis. A comida ganha novos aromas e sabores, tornando-se num verdadeiro prazer e por isso mais difícil de resistir. Para algumas pessoas a nicotina ainda reduz o apetite produzindo um efeito de saciedade, o que permite controlar a ingestão calórica diária.
Como combater a tendência para o aumento de peso
No primeiro ano em que se deixa de fumar é quando existe maior propensão para o aumento de peso. É nesse período que deve estar mais atento e com cuidados redobrados em relação à sua alimentação.
- Faça sempre refeições planeadas. Organize com antecedência as refeições que vai comer ao longo do dia, para quando tiver fome ou simplesmente vontade de comer não “atacar” a primeira coisa que lhe aparece à frente.
- Quando sentir necessidade de doces, opte por fruta fresca ou cozida/assada com canela ou mesmo a desidratada. Estas alternativas oferecem benefícios nutricionais e sem as calorias dos doces e dos bolos. As pastilhas elásticas sem açúcar também são uma boa forma de minimizar a vontade de doces.
- Beba bastante água e infusões calmantes. Algumas infusões como camomila e erva-cidreira ajudam a diminuir a ansiedade. Leite morno com canela também é uma boa opção, principalmente antes de ir dormir.
- Pratique actividade física. Opte por fazer caminhadas mais aceleradas durante 30 minutos diários. Além de ajudar a atenuar a ansiedade sentida neste período, ainda ajuda a gastar alguma energia extra e a compensar a falta de nicotina.
- Mantenha as mãos ocupadas. Encontre alternativas para manter as mãos ocupadas e evitar os movimentos mecânicos de ir buscar um cigarro. Faça trabalhos manuais como crochet ou tricot por exemplo, leia um livro ou uma revista ou mesmo jogue um jogo no telemóvel ou tablet. Tudo é útil para não ter as mãos vazias.
- Alterne a sua rotina. Fumar está muito ligado a rotinas e momentos específicos. Modifique as rotinas sempre que possível pois evita a ligação direta entre a ação e o ato de fumar.
Para Emagrecer com Saúde e acompanhamento diário, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento. Acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada e já mudámos a vida de mais de 6.000 pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Especialistas em Reeducação Alimentar.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal