Existem inúmeras “barras de cereais” (nem sempre têm cereais, mas é o nome mais comum) em todas as lojas e supermercados, com diversas finalidades: energética, proteica, saciante, simplesmente deliciosa, mas a praticidade é sem dúvida a maior vantagem deste tipo de alimento.
Será uma boa opção para substituir um lanchinho? É uma boa escolha para quem sai de casa à pressa? É benéfico ingerir antes de ir para o ginásio?
Devido à diversidade de barras existentes, não podemos generalizar. Saber ler o rótulo é fundamental para não estar a ingerir um pacotinho quase só com açúcar e gordura. Os ingredientes são colocados em ordem decrescente, ou seja do ingrediente que existe em maior quantidade para o menor. Assim quando açúcares (tudo acabado em ose) e gordura ( mesmo vegetais e palma) vêm em primeiro lugar, devem ser recusados à partida.
Barras Saudáveis
Opte por barras com poucos ingredientes e que a maior parte seja composta por: cereais integrais (aveia, trigo, arroz), frutos secos (amêndoas, avelãs, nozes, cajus, pistachios, amendoim, etc.) sementes (abóbora, sésamo, linhaça, girassol) e fruta desidratada (tâmaras, damascos, ameixas, passas de uva, etc.) para adoçar naturalmente. Até podem ter uma maior densidade energética, mas são certamente mais saudáveis.
Assim, existem algumas barras interessantes em termos de valor nutricional, mas são poucas, e deve ler atentamente o rótulo. Nesse caso, podem ser uma boa opção para substituir um lanchinho, porque é de facto bastante prático para nos acompanhar para onde for preciso!
Se quer Emagrecer com Saúde, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento, onde acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada. Já mudámos a vida de mais de 6.000 pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Especialistas em Reeducação Alimentar.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal