Desidratar ou secar um alimento, significa retirar toda a água que o compõe. Este método faz com o alimento dure mais tempo, uma vez que sem água, não há forma de desenvolvimento de micro organismos.
As frutas devem ser desidratadas de forma natural, sem juntar aditivos ou produtos químicos para manterem todas as suas propriedades benéficas. Antes de comprar, leia sempre o rótulo, para se certificar que é somente fruta e não foi adicionado mais nada nem açúcar.
Ameixas, figos, maçãs e damascos são alguns dos exemplos das frutas que podem ser desidratadas naturalmente. Estas frutas secas são muito nutritivos e ricos em fibras, sendo por isso óptimas na promoção de saciedade e de um bom funcionamento intestinal.
No entanto, como em todos os alimentos devemos ter moderação no seu consumo, pois havendo remoção de água do seu interior, os nutrientes (incluindo o açúcar) ficam concentrados. Três ou quatro unidades é suficiente para ficar saciada num lanche.
É uma óptima opção para levar para o trabalho ou na lancheira do seu filho para comer entre refeições, quando não é possível consumir fruta fresca, pois não necessita de nenhuma conservação especial e são muito fáceis de transportar.
Saiba mais sobre a be-Slim em: www.be-slim.pt