Sabia que a ameixa seca promove a saúde dos ossos?

ameixa seca

A ameixa é uma fruta com diversos nutrientes benéficos que pode ser consumida fresca ou desidratada. Mais conhecida pelas suas propriedades de regularização da função intestinal a ameixa seca revela-se também um alimento interessante no combate à osteoporose.

Um estudo clínico publicado na revista Aging Research Review (2009) sugere que ameixas desidratadas podem ser capazes de reverter a osteoporose em mulheres na pós-menopausa. Na pesquisa as mulheres que consumiram 100g de ameixas (cerca de 10 unidades) por dia tiveram uma melhoria nos marcadores de formação óssea após apenas três meses. Outro estudo feito em 2011 e publicado no British Journal of Nutrition chegou a um resultado semelhante, confirmado pela melhoria da densidade óssea no exame de densitometria.

Este efeito benéfico na saúde dos ossos é devido, em parte, à capacidade da ameixas secas suprimirem a taxa de reabsorção óssea, ou a repartição do osso, que com a idade, tende a exceder a taxa de crescimento de osso novo.

As mulheres têm osteoporose por causa da cessação súbita de produção de hormonas pelos ovários no início da menopausa. Nos primeiros cinco a sete anos na pós-menopausa, as mulheres estão em risco de perder o osso em uma taxa de 3 a 5 por cento ao ano. No entanto, a osteoporose não é exclusiva das mulheres e, de facto, por volta da idade dos 65 anos, os homens começam a perder osso com a mesma rapidez que as mulheres.

A ameixa seca tem uma maior densidade energética devido à desidratação, porém com uma baixa carga glicémica, ou seja, não causa um rápido aumento de açúcar no sangue provavelmente devido ao seu alto teor em fibras. Cerca de 5 ou 6 unidades diárias é a dose recomendada para melhorar a densidade óssea (tem cerca de 120/140 calorias) e podem ser uma boa opção para um lanche ou para quando apetece alguma coisa doce.

A ameixa seca possui mais fibra do que qualquer outra fruta ou legume

É amplamente conhecida como estimulante intestinal, mas os seus benefícios não se limitam a isso. Segundo uma pesquisa publicada pelo American Journal of Clinical Nutrition, numa lista de 1000 alimentos antioxidantes, a ameixa ocupa a 21ª posição.

Para aqueles que querem emagrecer ou manter uma alimentação saudável, é uma opção nutritiva e muito prática para os lanches nos intervalos das refeições ou como sobremesa quando apetece um doce.

Tem o inconveniente de ser calórica e possuir uma considerável quantidade de oxalatos que não é aconselhável para quem tem tendência a ter cálculos renais, não devendo por isso serem ultrapassadas as 3 unidades diárias.

Saiba mais sobre a be-Slim em www.be-slim.pt

Gostou? Então compartilhe com seus amigos

Faça Já a sua Avaliação de Peso online Gratuita

O nosso método é 100% personalizado e alia a reeducação alimentar, ao acompanhamento diário e à remodelação corporal.
Emagreça de forma Definitiva sem Sair de Casa.

INICIAR AVALIAÇÃO GRATUITACONTACTE-NOS
Leonor Mendonça

Leonor Mendonça

Desde sempre ligada ao mercado da estética e emagrecimento, começou em 1993 o seu percurso profissional no Grupo Star Studios Española, Lda. Foi responsável pela investigação em inovação de produtos e tratamentos, e pelos protocolos de tratamentos de emagrecimento e anti-celulite nas clínicas BodySlim e Slim&Young. Adora percorrer a cidade de Lisboa, ir ao cinema e ler thrillers policiais.

View All Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

FAÇA AQUI A SUA
AVALIAÇÃO DE PESO GRÁTIS