Como manter uma alimentação saudável?

Com o regresso às aulas, geralmente, os pais que se preocupam com o excesso de peso ou obesidade dos filhos, têm sempre a mesma dúvida: o que colocar na lancheira das crianças para assegurar uma alimentação equilibrada e que garanta a ingestão de todos os nutrientes necessários a um desenvolvimento saudável, mas ao mesmo tempo saborosa e adaptada aos gostos pessoais de cada criança. A be-Slim tem alguns conselhos que permitem a concepção de refeições equilibradas e variadas. 

Quais as melhores substituições para garantir uma perda de peso saudável e eficaz?

alimentação saudável

Comecemos por falar de substituições. Sem dúvida alguma que o seu filho consegue emagrecer mais facilmente, caso os folhados, os salgados e os bolos – ingredientes que se distinguem por terem uma maior quantidade de gordura – troquem de lugar com o pão. Para além de não possuir tanta gordura, uma sanduíche com queijo ou fiambre é mais saciante e evita que o seu filho petisque constantemente. Nos lanches, também se deve substituir os doces pela fruta. Tente escolher frutas que o seu filho goste e que seja fácil de comer, uma vez que a criança não irá perder tempo de brincadeira para descascar uma fruta.

As substituições prolongam-se igualmente para a secção das bebidas. Nestes casos, é bastante aconselhável trocar as bebidas repletas de açúcar (como os sumos de pacote) por um iogurte ou leite: afinal de contas, ambos os alimentos são excelentes fontes de cálcio, um mineral relevante para a saúde dos ossos. Trata-se de uma vantagem importante para as crianças, que necessitam de um crescimento saudável.

Sempre que possível, é preferível que sejam os pais a preparar cada uma das refeições dos seus filhos em casa. É que só desta maneira é que se tem a certeza de que as crianças estão a ingerir pratos com os nutrientes adequados. No entanto, para a correcta elaboração dessas refeições, os pais devem estar conscientes de alguns princípios básicos em nutrição infantil.

Sabia que pode preparar uma pizza saudável para os seus filhos?

Antes de mais, deve-se destacar que os pratos preparados pelos pais têm de incluir uma riqueza e variedade de nutrientes. É o melhor meio para que o organismo dos mais pequenos se desenvolva e funcione perfeitamente.

Porém, como é óbvio, cada criança é uma criança e há critérios que marcam sempre a diferença: desde o género à actividade física, passando pelo ritmo de crescimento e pelo grau de maturação do próprio organismo. Por esse motivo, os pais devem recorrer a um nutricionista especializado e experiente que consiga elaborar um plano personalizado de alimentação, dando as melhores indicações sobre a confecção de pratos para os filhos. Desta forma, proporciona-se às crianças um processo de emagrecimento equilibrado, saudável e consistente.

Apesar da importância da personalização – que é, inclusive, um dos principais valores da be-Slim –, existem sempre aquelas regras que se adaptam à generalidade dos casos de excesso de peso ou obesidade infantil – e que são igualmente válidas para a população adulta.

Comer peixe ou pescado pelo menos três vezes por semana é uma delas. Contudo, é preciso ter algum cuidado na preparação do prato. Opte pela versão assada e evite os fritos. Além de não acrescentar gorduras nas refeições, um peixe assado preserva melhor os nutrientes. Acrescente sempre legumes na refeição e uma fonte de hidratos de carbono da preferência da criança.

De resto, como na be-Slim não aprovamos restrições, fique ainda a saber que pode preparar pizzas caseiras. Afinal de contas, trata-se de um daqueles alimentos que as crianças adoram e, ao confeccioná-los de forma saudável, os mais pequenos não têm a sensação de que estão a abdicar de algo de que gostam tanto. Incluir frango, atum, tomate, vegetais no geral e queijos brancos magros e evitar o abuso de queijos gordos, enchidos ou carnes com mais gordura, são apenas alguns conselhos para a elaboração de uma pizza «amiga» da saúde das crianças.

Livro be-Slim tem capítulo exclusivamente dedicado aos mais pequenos

Estes e outros conselhos sobre alimentação infantil podem ser encontrados no livro be-Slim. Nesta publicação, é possível consultar os melhores conselhos sobre como emagrecer, assegurando-se um regime alimentar equilibrado e variado… para pais e filhos!

O livro tem até tem uma secção exclusivamente dedicada aos mais pequenos, repleta de receitas nutritivas e com uma confecção bastante divertida. O facto das crianças cozinharem as próprias refeições, deixa-os mais recetivos a comerem aquilo que elas próprias fizeram!

Se quer ajudar o seu filho a Alimentar-se de forma Saudável e com Prazer, descubra a nossa Clínica. Acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada e já mudámos a vida de mais de 6.000 pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.

Clínica be-Slim. Especialistas em Reeducação Alimentar.

Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal

Gostou? Então compartilhe com seus amigos

Faça Já a sua Avaliação de Peso online Gratuita

O nosso método é 100% personalizado e alia a reeducação alimentar, ao acompanhamento diário e à remodelação corporal.
Emagreça de forma Definitiva sem Sair de Casa.

INICIAR AVALIAÇÃO GRATUITACONTACTE-NOS
Leonor Mendonça

Leonor Mendonça

Desde sempre ligada ao mercado da estética e emagrecimento, começou em 1993 o seu percurso profissional no Grupo Star Studios Española, Lda. Foi responsável pela investigação em inovação de produtos e tratamentos, e pelos protocolos de tratamentos de emagrecimento e anti-celulite nas clínicas BodySlim e Slim&Young. Adora percorrer a cidade de Lisboa, ir ao cinema e ler thrillers policiais.

View All Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

FAÇA AQUI A SUA
AVALIAÇÃO DE PESO GRÁTIS