Sim, os homens têm mais facilidade em emagrecer. A razão porque acontece é explicada pela diferente composição corporal entre o homem e a mulher. O homem tem maior quantidade de massa magra, menor quantidade de tecido adiposo e por isso um maior consumo de energia. Além disso, são mais disciplinados na alimentação quando têm um objetivo porque não sofrem flutuações hormonais que têm relevância no controle alimentar.
Os homens têm cerca de 15 ou 20% mais massa muscular do que a mulher e os músculos promovem grande parte das reacções que transformam os nutrientes em energia, o que garante um maior consumo energético.
Além disso, possuem maior quantidade de testosterona, a hormona que facilita o ganho de massa muscular e perda de gordura e não há dúvida que maior quantidade de músculo queima mais calorias mesmo em repouso.
Em média uma mulher adulta no peso saudável tem entre 20 a 25% de massa gorda, enquanto um homem nas mesmas condições só possui cerca de 15%, o que faz grande diferença no funcionamento do metabolismo.
Os homens procuram ajuda para emagrecer mais tarde, normalmente quando já têm problemas de saúde.
Hoje em dia os homens já têm preocupações estéticas e quando não gostam do que veem no espelho procuram ajuda especializada, mas até há bem pouco tempo só procuravam emagrecer quando o excesso de peso já trazia problemas de saúde associados à obesidade.
No homem o local preferencial de ganho de peso é a barriga e os flancos (pneus), ou seja, têm uma morfologia andróide ou maçã, em linguagem corrente. Esta é a parte do corpo onde o excesso de gordura pode trazer maior risco de doenças associadas, como os valores da tensão arterial, do colesterol, triglicéridos, diabetes tipo 2, além de sobrecarregar as articulações e provocar uma menor mobilidade e maior cansaço. devendo por isso haver um cuidado redobrado.
Os homens são mais disciplinados?
De facto os homens geralmente são mais disciplinados quando se propõem a cumprir um Programa de Emagrecimento. Uma das razões é não terem as flutuações hormonais que as mulheres têm, o que muitas vezes as leva a petiscar alimentos ricos em açúcar e/ou gordura, não por fome, mas por necessidade emocional. Os homens normalmente não têm este comportamento.
Programas personalizados são essenciais para o sucesso do emagrecimento, pois motivar para a mudança alimentar e comportamental é um dos papéis fundamentais do nutricionista, para que essa mudança seja um novo estilo de vida e não haver recaídas.
Se quer Emagrecer com Acompanhamento Profissional, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento, onde acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada. Já mudámos a vida de milhares de pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Especialistas em Saúde e Beleza
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal