De acordo com dados do Serviço Nacional de Saúde, as doenças da tiroide afetam mais de um milhão de portugueses. As formas mais conhecidas são o hipertiroidismo e o hipotiroidismo. As mulheres são mais afetadas que os homens e a maioria dos sintomas derivam de alterações metabólicas.
A tiroide é uma glândula endócrina, em forma de borboleta, situada na base do pescoço. Tem como principal função produzir, armazenar e libertar para a circulação sanguínea as hormonas T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), responsáveis pelo controlo do organismo.
Na presença de um quadro clinico que indique alterações no funcionamento da tiroide, deverá fazer exames ao sangue específicos e outros complementares quando aconselhados pelo seu médico.
Alguns sintomas que deverá estar atento:
- Dificuldade para acordar.
- Sonolência diurna.
- Obstipação.
- Unhas quebradiças.
- Pele seca.
- Ganho leve de peso (dificilmente, passa de 5 kg).
- Queda de cabelo.
- Alteração menstrual.
- Dificuldade de raciocínio.
Causas e consequências do hipotiroidismo
O hipotiroidismo deriva de uma produção hormonal insuficiente, o que vai abrandar o funcionamento do organismo. Mas há obrigatoriamente um aumento do peso?
Nos adultos, o hipotiroidismo é causado geralmente por uma inflamação denominada tiroidite de Hashimoto. Por motivos ainda desconhecidos, o nosso organismo passa a produzir lentamente anticorpos contra a própria glândula tiroide, o que resulta na sua destruição progressiva.
As mulheres, devido a fatores hormonais, têm sete vezes mais probabilidade do que os homens de o desenvolverem. Se o hipotiroidismo não for corretamente tratado, pode levar a uma redução da performance física e mental, além de elevar os níveis de colesterol, o que pode aumentar o risco de problemas cardíacos.
Tratamento do hipotiroidismo
O Hipotiroidismo tem de ser tratado através da reposição externa das hormonas em falta – Tiroxina (T4) sintética, regra geral, para toda a vida. Desta forma, é fornecido ao organismo a quantidade de hormonas que a tiroide se tornou incapaz de produzir. No organismo a T4 é convertida em T3 que é a hormona ativa nas células. O maior desafio é encontrar a dosagem certa para cada paciente, o que pode demorar algum tempo até estar na dose correta.
Para evitar aumentar de peso é fundamental que faça uma alimentação adequada, acompanhada por um profissional competente.
Se quer Emagrecer com Saúde, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento. Acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada e já mudámos a vida de milhares de pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Especialistas em Reeducação Alimentar.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal