Sabia que um alimento quando é mergulhado em óleo quente para fritar aumenta muito o seu valor calórico devido à absorção da gordura?
Quase todos os alimentos que habitualmente comemos fritos, podem ser assados no forno, ficando igualmente saborosos e menos calóricos.
Batatas fritas, croquetes, pastéis de bacalhau, são alguns dos exemplos de alimentos que podem perfeitamente ser feitos no forno e com isso não é necessário eliminá-los de uma alimentação equilibrada, mesmo para quem quer perder peso.
Mesmo os alimentos que não são imersos em óleo, mas são fritos na frigideira ou wok, acabam por absorver grande parte da gordura tornando-os mais calóricos, o que por vezes aumenta bastante o valor energético consumido diariamente e falseia os resultados mesmo quando achamos que fizemos um dia adequado às nossas necessidades energéticas.
Por exemplo, sabemos que devemos incluir sempre legumes na refeição, mas se juntar 100g de cenoura+ 100g de brócolos + 100g de curgete e cozer tudo ao vapor, tem um valor calórico de 54kcal., mas se juntar 2 colheres de sopa rasas de azeite (20g) para fazer salteados, acrescenta 180kcal ficando os mesmos legumes com 234kcal.
Temos outro exemplo com o ovo. Se fizer cozido ou escalfado, um ovo tem cerca de 75kcal. porque não é adicionada qualquer gordura, mas se o fizer estrelado ou mexido com uma colher de sopa de azeite ou óleo passa para 165kcal. As batatas fritas se forem feitas no forno baixam das 273kcal, para 178kcal por 100g.
Juntando tudo no fim o dia pode ter a certeza que vai fazer a diferença no balanço energético e mesmo consumindo alimentos saudáveis a forma de confecção é tão ou mais importante que o alimento em si. Opte por cozidos, grelhados, assados e estufados (sem refogados) e lembre-se que por cada colher de sopa rasa de azeite ou óleo (10g) está a acrescentar 90kcal à refeição.
Clínica be-Slim. O peso que quer, com a comida que gosta.
Faça a sua Avaliação de Peso Grátis em www.be-slim.pt
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal