Certamente já ouviu falar de termos como vegano, vegetariano, ovolactovegetariano, piscitariano e flexitariano. Estas e outras designações vão surgindo quase diariamente, consoante a tendência do momento. Sabe a diferença entre eles?
Vegano
É um estilo de vida e não consomem qualquer tipo de produto de origem animal ou que envolva animais na sua produção. Além de não comerem carne, pescado, leite, ovos ou mel também não utilizam qualquer produto com compostos de origem animal ou testados em animais. Os veganos também não frequentam locais como espetáculos ou jardins zoológicos que explorem os animais como forma de lazer ou diversão. Basicamente, veganos evitam tudo que envolva exploração e sofrimento animal, em qualquer área.
Ovolactovegetariano
É normalmente o primeiro passo antes de as pessoas se tornarem vegetarianas. Excluem a carne e pescado da alimentação, mas mantém o leite, os ovos e outros produtos derivados de origem animal.
Vegetariano
Este termo refere-se a quem segue uma dieta que exclui tudo que é de origem animal da alimentação. Portanto, vegetarianos não comem nada que tenha carne, pescado, leite, ovos ou mel. Não são tão radicais quanto à utilização de produtos produzidos por animais, como seda, lã, couro, etc.
Piscitariano
É um regime alimentar que inclui pescado, o leite e os ovos e outros produtos derivados de origem animal. Exclui a carne de outros animais.
Flexitariano
A palavra junta flexível e vegetariano. As carnes são evitadas na maior parte do tempo, mas é permitido consumir este alimento esporadicamente, principalmente em contexto social ou mesmo por vontade pessoal. Diferencia-se do omnívoro pela frequência com que o faz, sendo que os produtos de origem vegetal rondam os 80% da alimentação.
Vantagens e Desvantagens
Dos vários nutrientes obrigatórios numa alimentação equilibrada e saudável, as proteínas devem fazer parte da alimentação diária, devendo contribuir com 15-20% do total de calorias da dieta. Constituídas por aminoácidos, têm uma indispensável função plástica, fornecendo a matéria-prima para a formação, manutenção e regeneração de células e tecidos.
Não precisa passar a ser vegano para reduzir o consumo de proteína animal. Segundo o INE, a alimentação dos portugueses continua a caracterizar-se pelo consumo excessivo de proteínas de origem animal e de gorduras. Ou seja, reduzir o consumo de carne irá certamente beneficiar a sua saúde.
Acredite que se pode fazer uma alimentação deliciosa e equilibrada sem ser necessário incluir proteína animal em todas as refeições. Veja aqui esta receita de Caril de vegetais com molho de iogurte.
Se quer Emagrecer com Saúde, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento. Acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada e já mudámos a vida de mais de 6.000 pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Especialistas em Reeducação Alimentar.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal