O azeite é um tipo de óleo extraído da azeitona, o fruto da oliveira. O alimento é milenar e a árvore começou a ser plantada na Ásia Menor. No século 16 A.C, os fenícios levaram o azeite para Grécia e o cultivo da oliveira passou a ganhar importância a partir do século 4 A.C. Chamado de “ouro líquido” pelos mediterrâneos. O azeite está no ranking de alimentos essenciais de quem quer uma alimentação mais saudável.
O alimento só pode ser considerado azeite se for obtido exclusivamente a partir do fruto da oliveira, através de processos físicos (pressão ou centrifugação) sem qualquer produto químico ou misturas de óleos de outra natureza. A melhor opção é o azeite extra virgem, com uma acidez não superior a 0,8%. Este tipo de azeite possui mais fitoquímicos com propriedades antioxidantes.
É um excelente alimento para prevenir doenças cardiovasculares, já que possui componentes anti-inflamatórios que atuam nos vasos sanguíneos e diminuem a agregação de placas de gordura. A presença de gorduras monoinsaturadas, ajudam ainda a diminuir a perda de memória e outro tipo de deficiências cognitivas
Um estudo publicado pela revista Diabetes Care aponta que a sua ingestão diária evita a formação de gordura na região da cintura, a mais prejudicial em termos de risco de doenças associadas, especialmente cardiovasculares. Este estudo afirma que as gorduras monoinsaturadas presentes no azeite previnem a acumulação de gordura nesta zona do corpo.
No entanto o azeite é extremamente calórico e fornece 900kcal./100g ou seja, cada colher de sopa acrescenta a cada prato cerca 90 kcal., sendo aconselhável não exagerar na quantidade. Tempere saladas, peixe, carne, sopa, sempre com azeite e evite outro tipo de grodura. Duas ou três colheres de sopa por dia do alimento preferencialmente cru são suficientes para aproveitar os seus benefícios.
Saiba mais sobre o Programa be-Slim em: www.be-slim.pt