A alimentação na Alemanha é saudável?
Existem muitas diferenças entre a alimentação portuguesa e a alemã. A alimentação alemã não é considerado muito saudável, embora hoje em dia possamos alimentarmo-nos como quisermos em qualquer país do mundo. Os alimentos mais comuns neste país são a carne de porco e a batata confecionados de diversas formas, sendo a base de muitos pratos.
No entanto, nesta altura existe uma enorme preocupação da parte dos pais para que haja uma mudança efetiva na alimentação das suas crianças para se tornarem adultos mais saudáveis. Além de uma grande corrente vegetariana e vegana, existe também uma preocupação por alimentos orgânicos (aqui chamados de Bio) e hoje em dia, mesmo nas creches e escolas procuram uma alimentação mais saudável, incluindo sempre vegetas nas refeições.
Na Alemanha, o pão é mais do que apenas um alimento, faz parte da cultura alemã. É a base de muitas refeições, seja de manhã ou à noite e a sua influência estende-se para celebrações de feriados e festivais. Diz-se que existem mais de 1200 variedade de pão, entre salgados e doces e que são deliciosos.
Quem não faz uma ligação direta entre a salsicha e a Alemanha?
A salsichas desempenham um papel muito importante na economia domésticas dos alemães e existe uma enorme variedade. São normalmente feitas com carne, toucinho, miudezas, sal e outros temperos e por vezes ainda são adicionados outros ingredientes. Não é um alimento saudável e deverá ser ingerido de forma esporádica, até porque é obrigatório experimentar a especialidade de cada país.
Outro alimento muito consumido neste país germânico é a couve. Couve verde, branca, couve de Bruxelas, couve roxa, couve-flor ou couve-rábano, a couve desempenha um papel importante na culinária alemã.
A mais conhecida por todos nós é a chucrute, que resulta simplesmente da fermentação da couve por bactérias probióticas, muito benéficas para o organismo.
Os conselhos alimentares para os portugueses que vivem na Alemanha
Os conselhos mantêm-se os mesmos, onde quer que se encontrem, pois pelos conhecimentos de nutrição que existem nos dias de hoje uma alimentação saudável consiste num equilíbrio entre alimentos que trazem benefícios ao bom funcionamento do organismo, e de forma esporádicas, outros menos saudáveis mas positivos para conhecer a cultura dos diferentes países.
- Inclua sempre legumes em todas as refeições. Podem ser cozinhados ou crus, mas devem estar sempre presentes em 50% do prato.
- Consuma pratos de peixe pelo menos 3 vezes por semana.
- Opte sempre por azeite para a confeção dos alimentos.
- Cozinhe em casa sempre que possível e assim pode escolher os ingredientes que utiliza.
- Prefira cortes de carne magras, como o frango e peru sem pele; coelho; caça; lombo e costeletas do lombo de porco; lombo, alcatra, pá e rosbife de vaca.
- Substitua algumas refeições de carne por leguminosas, como o feijão, grão, lentilhas, favas, ervilhas. Se conjugar cereais como arroz, cevada, quinoa ou pão por exemplo, consegue obter uma proteína completa com todos os aminoácidos essenciais.
- Coma fruta em vez de doces. Quando for a restaurantes ou em dias de festa divida a sobremesa com alguém. Assim tem o sabor com metade das calorias.
- Opte sempre pela água em vez de outras bebidas açucaradas. Pode beber um copo de vinho tinto de vez em quando.
Evite carnes processadas sempre que possível. Produtos de charcutaria (salsichas e enchidos diversos) assim como alimentos fumados, devem ser consumidos esporadicamente.
Caso more fora de Portugal e queira fazer uma Reeducação Alimentar, conte connosco. O Programa be-Slim é 100% personalizado, pelo que é possível fazer uma alimentação equilibrada onde quer que se encontre.
Para Emagrecer com Saúde e acompanhamento diário, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento. Acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada e já mudámos a vida de mais de 6.000 pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Especialistas em Reeducação Alimentar.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal