No Luxemburgo a alimentação tradicional é saudável?
A cozinha tradicional do Luxemburgo é simples mas saborosa ao estilo camponês, baseia-se fundamentalmente em carne de porco e batatas. Tem forte influência dos países vizinhos como Alemanha, Bélgica e a França mas menos sofisticada.
Quando se muda de país, existe por vezes alguma dificuldade inicial na adaptação aos hábitos locais em termos alimentares e pode haver desequilíbrios no peso com o deslumbramento das novidades em que “dá vontade” de experimentar tudo.
Os pratos mais tradicionais como: Judd Mat Gaardebounen, Bounenschlupp, Kuddelfleck, grillwurscht são confecionados com carnes processadas como enchidos e carnes fumadas, alimentos que devem ser ingeridos de forma muito esporádica devido ao teor de gordura saturada, excesso de sal e aditivos já relacionados com cancro, especialmente do estômago.
O Luxemburgo não tem costa e por essa razão, o mais comum é encontrar pescado de água doce como truta, lúcio e camarão que tradicionalmente são confecionados fritos mas em casa podem sempre ser cozinhados de outra forma pois são muito saborosos.
Como manter uma alimentação saudável?
Na Reeducação alimentar nenhum alimento é proibido, deve só ser integrado dentro de uma alimentação equilibrada. Os alimentos menos bons deverão ser consumidos em pequena quantidade e de forma esporádica, mas não é necessário serem totalmente eliminados.
Os conselhos para manter uma alimentação equilibrada
- Inclua sempre legumes em todas as refeições. Podem ser cozinhados ou crus, mas devem estar sempre presentes em 50% do prato.
- Embora a variedade não seja tão grande como em Portugal, tente consumir pratos de pescado pelo menos 3 vezes por semana.
- Opte sempre por azeite para a confeção dos alimentos.
- Cozinhe em casa sempre que possível e assim pode escolher os ingredientes que utiliza.
- Prefira cortes de carne magras, como o frango e peru sem pele; coelho; caça; lombo e costeletas do lombo de porco; lombo, alcatra, pá e rosbife de vaca.
- Substitua algumas refeições de carne por leguminosas, como o feijão, grão, lentilhas, favas, ervilhas. Se conjugar cereais como arroz, cevada, quinoa ou pão por exemplo, consegue obter uma proteína completa com todos os aminoácidos essenciais.
- Confecione pratos tradicionais substituindo os enchidos por carnes mais magras, como as favas ou a sopa com pedacinhos de carne do lombo de porco por exemplo. Tempere com ervas aromáticas para realçar o sabor.
- Coma fruta em vez de doces. Quando for a restaurantes ou em dias de festa divida a sobremesa com alguém. Assim tem o sabor com metade das calorias.
Evite carnes processadas sempre que possível. Produtos de charcutaria (salsichas e enchidos diversos) assim como alimentos fumados, devem ser consumidos esporadicamente.
Caso more fora de Portugal e queira fazer uma Reeducação Alimentar, conte connosco. O Programa be-Slim é 100% personalizado, pelo que é possível fazer uma alimentação equilibrada onde quer que se encontre.
Para Emagrecer com Saúde e acompanhamento diário, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento. Acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada e já mudámos a vida de mais de 6.000 pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Especialistas em Reeducação Alimentar.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal