Quem nunca ouviu alguém dizer “deixei de comer pão porque engorda” ou “deixar de comer emagrece”? Mas, afinal, o que realmente é verdade ou não passa de mito? Esclareça 8 questões sobre a nutrição que não passam de mitos.
8 mitos de nutrição
1. O pão engorda
Mito: O problema não está propriamente no pão. Está naquilo que se põe no pão (manteiga, doces, queijos, e enchidos), já que o seu valor calórico aumenta significativamente. Quando consumido com moderação, o pão, sobretudo o pão escuro, dada a sua riqueza em fibra alimentar, pode até ser um aliado da perda de peso uma vez que as fibras contribuem para a saciedade e melhoram o funcionamento do intestino.
2. Saltar refeições ajuda a emagrecer
Mito: Ao passar mais de 3h sem comer, o organismo ao estar em carência, torna-se muito poupado, absorvendo tudo o que é ingerido devido ao longo tempo sem comer. Como está há muito tempo sem comer, também vai ter mais fome e acaba por comer maior quantidade.
3. Ingerir água às refeições engorda
Mito: a água não tem calorias e por isso não favorece o aumento de peso. Contudo, em grandes quantidades e juntamente com a refeição, vai acabar por distender o estomago, dando um aspecto mais dilatado. Além disso, poderá diluir os sucos gástricos, dificultando o processo da digestão.
4. Misturar dois hidratos de carbono no prato engorda
Mito: Apesar de esta combinação ser uma das grandes vilãs das dietas, o que deve ter sido em conta é a quantidade. A mistura pode ser feita desde que as porções sejam divididas de forma que somem uma porção. Por exemplo, pode comer 3 colheres de sopa de feijão com duas colheres de sopa de arroz.
5. Praticar exercício físico em jejum emagrece
Mito: A queima de calorias depende das reservas de hidratos de carbono do organismo, que diminuem quando ficamos em jejum. Assim, exercícios em jejum causam diminuição da massa muscular e não de gordura, além do risco de hipoglicemia e hipotensão durante o exercício.
Nunca pratique nenhum exercício físico em jejum ou em intervalo maior do que 4 horas entre a última refeição. Um pequeno lanche pode ser uma fruta acompanhada de duas bolachas de água e sal ou duas tostinhas. Porém, se houver tempo suficiente para a digestão, faça sua alimentação normalmente.
6. Comer fruta a seguir à refeição engorda
Mito: A ordem pela qual se consomem os alimentos não tem influência no total de calorias. A fruta tem exatamente as mesmas calorias quer seja ingerida antes ou depois das refeições. Comê-la antes pode até ajudá-la a sentir-se saciado, graças ao seu elevado conteúdo de água e fibra alimentar.
7. A cerveja faz barriga
Mito: O consumo moderado e responsável de cerveja não contribui por si só para um aumento da massa abdominal. A chamada barriga de cerveja advém de um excesso de calorias ingeridas e/ou pouco gastas pela fraca actividade física no dia-a-dia. No entanto, lembre-se que quando se quer perder peso, deve restringir-se o consumo de bebidas alcoólicas.
8. Posso consumir azeite à vontade porque é saudável
Mito: Vários estudos demonstram que o consumo da dieta típica mediterrânica, na qual se inclui o azeite, ajuda a prevenir doenças crónicas, particularmente doenças cardiovasculares. Mas apesar de ser saudável, o azeite tem tantas calorias quanto outra gordura qualquer. Cada grama de azeite fornece cerca de 9 calorias. Utilize-o, por isso, de forma equilibrada.
Se o seu objectivo é emagrecer, não se foque em mitos de nutrição ou no que não pode comer. Foque-se em fazer pequenas alterações alimentares dentro dos seus gostos. Quanto mais adequado um plano alimentar for ao seu estilo de vida, mais fácil será de fazer e tornar-se um hábito.
Se quer Emagrecer com Prazer, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento, onde acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada. Já mudámos a vida de milhares de pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Especialistas em Saúde e Beleza.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal