Está à procura de um bom nutricionista? Leia como deve escolher um nutricionista que seja o melhor para si.
A profissão de nutricionista tem vindo a ganhar cada vez maior relevância, pois hoje em dia já existe a perceção da importância da alimentação no bem estar geral. O problema é saber como fazer uma boa escolha e se o profissional é qualificado.
Percebe-se pela leituras de instagram, facebook e outras redes sociais que existem muitas pessoas a falarem do tema, mas muitas sem conhecimento para transmitirem informação séria e fundamentada cientificamente.
1º passo para escolher um nutricionista
O mais importante a reter é que o nutricionista selecionado tem de estar inscrito na Ordem dos Nutricionistas. Para proceder à confirmação da idoneidade do nutricionista, só tem de ir ao site da Ordem e procurar pelo nome do profissional.
Procure referências do nutricionista por quem gostaria de ser acompanhado. Veja onde tirou a licenciatura, quantos anos tem de prática clínica, feedback de outros pacientes e se se identifica com o tipo de trabalho que o mesmo desenvolve.
Razões para procurar um nutricionista
A razão mais habitual para procurar um profissional da nutrição prende-se com o aumento de peso ou obesidade. Mas caso pretenda aumentar a massa muscular, ganhar peso, um problema de saúde ou simplesmente aprender a comer bem, deve procurar um bom profissional.
Os nutricionistas são os profissionais ideais caso tenha problemas de hipertensão, diabetes, ou se quiser alterar o seu padrão alimentar – passando a ser vegetariano ou vegano, por exemplo.
Mas também há grupos em risco que devem consultar um nutricionista. Se foi mãe há cerca de 12 meses e ainda não conseguiu voltar ao seu peso anterior à gravidez, deve procurar ajuda de um profissional.
As grávidas com diabetes gestacional são outro grupo de risco que deve ser acompanhada por um nutricionista.
Recentemente há cada vez mais o hábito de as mães levarem as crianças a nutricionistas. Quanto mais cedo as crianças tiverem noção da importância de comer bem, mais facilmente conseguirão manter um estilo de vida saudável, sem sacrifícios.
Conselhos para escolher um nutricionista
Se o seu objetivo for emagrecer, não é com dietas que se resolve o problema. O nutricionista é, aliás, contra as dietas. O importante é mudar comportamentos e estilos de vida, de forma gradual, para que os resultados sejam de longo prazo.
Se a perda de peso for muito rápida, perde também muita massa muscular. Habitualmente volta a ganhar o peso que perdeu e, às vezes, o que perde em massa muscular, recupera em gordura.
Atualmente a grande maioria das pessoas estão numa espécie de círculo vicioso: emagrecem, recuperam peso e depois voltam a emagrecer. Esse efeito ioiô é muito prejudicial para a saúde, nomeadamente para o metabolismo, devido precisamente à perda de massa muscular.
Não vale a pena fazer dietas radicais, em que elimina totalmente um grupo alimentar como hidratos de carbono, por exemplo, ou substitui as refeições por batidos ou refeições prontas, porque, mais tarde ou mais cedo, vai começar a comer como antigamente. E essa forma de comer já tinha originado ganho de peso.
Em suma, deve reeducar-se, com tempo e sem pressas e permitir-se pequenos prazeres. E é nesta reeducação alimentar que um bom nutricionista é fundamental.
Procure alguém que lhe mantém o prazer da comida. que adapta a sua alimentação aos seus gostos pessoais, tendo em conta o seu estilo de vida profissional e familiar e preferencialmente que o acompanha, esclarecendo e motivando ao longo do processo.
Se quer ter uma alimentação saudável e equilibrada, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento, onde acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada. Já mudámos a vida de mais de 6.000 pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Especialistas em Reeducação Alimentar.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal