
Existe a ideia generalizada que a ingestão de muito açúcar causa diabetes por ser uma doença que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. É verdade? Será que ingerir muitos doces pode provocar o aparecimento da doença?
A Diabetes é uma doença crónica com cada vez maior prevalência na população e caracteriza-se pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue (glicose), a hiperglicemia. A elevação do açúcar no sangue pode dever-se a uma insuficiente produção de insulina e/ou insuficiente ação da insulina.
A diabetes tipo 2 corresponde a 90% dos casos no mundo e as suas causas estão relacionadas com fatores que promovem a doença, principalmente o excesso de peso e o sedentarismo.
O excesso de peso é resultado de um balanço energético positivo, ou seja, a ingestão de mais calorias do que aquelas que são gastas, esse excesso calórico pode advir da ingestão de qualquer alimento e não necessariamente de alimentos ricos em açúcar, ou seja, não é a ingestão de alimentos fontes de açúcar simples (exp: doces) que desencadeia a doença, mas sim uma alimentação hipercalórica.
Outro tipo de Diabetes mais rara, é a Diabetes Tipo1 em que as causas não são ainda totalmente conhecidas. Os diabéticos tipo 1 são insulinodependentes, porque há destruição das células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. Não está diretamente relacionada com o estilo de vida ou a alimentação, ao contrário do que acontece na diabetes Tipo 2, mas sim com uma predisposição genética.
A Diabetes Gestacional pode ocorrer durante a gravidez e habitualmente desaparece após a gestação, no entanto se não forem tomadas medidas preventivas poderá antever uma diabetes tipo 2.
Faça uma alimentação equilibrada e combata o sedentarismo, de forma a contrair o aparecimento da doença que traz tantas limitações e problemas de saúde.
Clínica be-Slim. O peso que quer, com a comida que gosta.
Faça a sua Avaliação de Peso Grátis em www.be-slim.pt
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal