Existem alguns alimentos e nutrientes que podem ajudar na perda de peso. São chamados termogénicos. Os alimentos termogénicos, são aqueles que aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo fazendo o organismo gastar mais energia, o que facilita o emagrecimento.
Atenção que os alimentos termogénicos por si só não fazem milagres! É importante aliar o consumo dos alimentos termogénicos a um plano alimentar equilibrado.
Alimentos termogénicos:
Especiarias picantes
Têm atraído o interesse devido aos seus efeitos potenciais sobre a termogénese e oxidação da gordura. Quando come picante aumenta a temperatura corporal. O organismo vai “trabalhar” para repor a temperatura inicial, gasta energia, contribuindo para a perda de peso. Por outro lado, a administração da capsaicina favorece um aumento na mobilização da gordura e menor acumulação desta no tecido adiposo. Em estudos, a pimenta vermelha induziu um gasto energético pós-prandial aumentado e oxidação lipídica. Exemplos: pimenta vermelha, molho tabasco, a mostarda e gengibre.
Água fria
Ao ingerir água fria, faz com que o organismo necessite de elevar a temperatura até à adequada para o seu funcionamento (37ºC), gastando assim energia.
Proteínas
As proteínas dão mais trabalho ao organismo para serem digeridas, e portanto, necessitam de cerca de 30% a mais de energia. Além disso, estas proporcionam uma maior sensação de saciedade. Poderá encontrar as proteínas em carne, peixe, lacticínios, ovos, e leguminosas.
Chá verde
Tem sido demonstrado possuir efeitos promissores a curto prazo sobre o gasto energético e a oxidação de gordura. Por outro lado, há evidências que o chá verde reduz os níveis de colesterol total e melhora o perfil de colesterol, reduz a agregação de plaquetas, e reduz a pressão sanguínea. Vários outros benefícios para a saúde têm sido sugeridos, como a actividade antioxidante, efeito, anticancerígeno, e propriedades antibacterianas.
Cálcio
Uma ingestão adequada de cálcio (cerca de 3 porções), contribui para a manutenção de peso saudável, pois impede a resposta do sistema endócrino que favorece o armazenamento de energia nos adipócitos. Outro mecanismo potencial pelo qual o cálcio pode reduzir a adiposidade envolve a perda de gordura pelas fezes, devido à formação de complexos de cálcio e de gordura não absorvíveis pelo organismo. De referir também que uma ingestão de cálcio superior ou suplementos de cálcio, não trará o mesmo efeito.
Café
A cafeína tem um efeito termogénico no organismo, ou seja, tem a capacidade de acelerar o metabolismo basal, e dessa forma promove a queima de gordura pelo aumento da temperatura corporal.
Se o seu objectivo é perder peso procure ajuda de um profissional que o ajude a fazer uma reeducação alimentar.
Clínica be-Slim. Emagreça de forma Definitiva sem Sair de Casa.
Siga-nos também no Instagram @be-slimportugal