Aumentar a autoestima é muito importante pois é a forma como se valoriza e o que lhe permite ter confiança nos seus atos e pensamentos. Deixamos algumas sugestões que certamente irão ajudar!
1. Mantenha o sorriso
Sorrir, rir, estar bem-disposto, mesmo sem razão aparente, é a melhor maneira de banir os pensamentos sombrios e sentir-se bem!
Enquanto as emoções negativas matam o entusiasmo e tornam a vida aborrecida, uma atitude positiva e sorridente alivia até as situações mais críticas e aumenta a sua autoestima.
Por isso, logo de manhã, em frente ao espelho, sorria e sorria para a vida. Além disso, fica com melhor aspeto!
2. Cultive a simpatia
Já reparou como algumas pessoas têm um ar rabugento e mal-humorado? Um sorriso, um elogio para o seu colega, uma palavra simpática, uma ajuda para o vizinho idoso…
Certamente que o sorriso dos outros e a sensação de os ter agradado fá-lo-ão sentir-se bem. Amarmo-nos a nós próprios é, acima de tudo, amar os outros!
3. Cuide da sua aparência
Mesmo em casa. À vontade não é sinónimo de desleixado! Escolha roupas em que se sinta bonita e confortável.
Para evitar o cansaço, mude de roupa todos os dias, opte por cores vibrantes (rosa, vermelho, laranja, amarelo…) e atreva-se a fazer as combinações mais surpreendentes. Não se esqueça dos acessórios: jóias, malas, estolas… são todos pormenores que personalizam um conjunto! Vai sentir logo um “boost” na sua autoestima.
4. Ouse
Há algo que a aborrece ou, pelo contrário, que a entusiasma? Diga-o! Os seus gostos, a forma como olha para o que a rodeia, fazem parte da sua personalidade. Quanto mais se afirmar, mais gostará de si.
5. Pratique a auto-sugestão positiva
É sempre o primeiro a pôr-se para baixo? Para se convencer de que tem qualidades, experimente este pequeno exercício: depois de fazer duas colunas numa folha de papel em branco, escreva as suas qualidades e defeitos de cada lado, mas só escreva um defeito se tiver uma qualidade para escrever ao contrário… Vai ver: vai encontrar inúmeras qualidades e sentir-se uma a sua autoestima reforçada!
Reconheça os seus pontos fortes e aceite os elogios dos outros.
6. Recompense-se
Conseguiu um grande contrato, perdeu alguns quilos, deixou de fumar, conseguiu que o seu chefe o felicitasse? Recompense-se! Pode ser uma peça de joalharia, uma peça de roupa, um livro, um bilhete de cinema, um ramo de flores…
Atreva-se a agradecer a si próprio por ter atingido um objetivo. Vale a pena!
7. Dê a si próprio algum espaço
Entre o trabalho, os filhos, a casa… sente que já não existe? Todas as semanas, reserve um tempo na sua agenda só para si e programe uma atividade (teatro, dança, ioga, pintura, canto…) que lhe permita realizar o seu potencial.
8. Cuide do seu ambiente
Uma casa desarrumada, sujidade, cores baças… tudo isto se reflecte negativamente em si e não a ajuda a aumentar a autoestima. Crie um interior que reflicta quem você é e no qual se sinta bem. Comece por arrumar a casa: deite fora as coisas de que já não precisa ou de que já não gosta.
Encha as suas jarras de flores, adicione plantas, pendure fotografias suas e dos seus entes queridos, perfume o ambiente com velas ou um difusor de óleos essenciais.
9. Aumente a autoestima através da alimentação
Recentemente, tem surgido um maior interesse no estudo da relação entre a prevenção da depressão e a alimentação, nomeadamente através da ingestão de determinados macro e micronutrientes específicos.
Sabe-se também que o excesso de peso e uma dieta desregrada são fatores de risco que podem contribuir para o seu desenvolvimento. Ou seja, há uma correlação entre o que comemos e a forma como nos sentimos.
Se quer Emagrecer com Saúde, descubra a nossa Clínica de Emagrecimento, onde acompanhamos diariamente os nossos clientes de forma personalizada. Já mudámos a vida de milhares de pessoas. Teremos muito prazer em mudar a sua também.
Clínica be-Slim. Especialistas em Saúde e Beleza.
Siga-nos também no Instagram @be_slimportugal